O Paraíso Segundo Lars D.

(By João Tordo)

Book Cover Watermark PDF Icon
Download PDF Read Ebook

Note: If you encounter any issues while opening the Download PDF button, please utilize the online read button to access the complete book page.

×


Size 20 MB (20,079 KB)
Format PDF
Downloaded 570 times
Status Available
Last checked 7 Hour ago!
Author João Tordo

“Book Descriptions: Autor vencedor do Prémio Literário José Saramago. Segundo volume da Trilogia dos lugares sem nome, O Paraíso segundo Lars D. é uma narrativa inquietante sobre fazer as pazes com a memória e com os afectos. Numa manhã de Inverno, Lars sai de casa, enxotado por uma dolorosa insónia, e encontra uma desconhecida a dormir no seu carro. Ele é um escritor sexagenário há muitos anos sem vontade de escrever; a rapariga chama-se Gloria e vive os dias conturbados da juventude. Poucas horas mais tarde, Lars parte em viagem com a jovem, deixando para trás um casamento de uma vida inteira e um romance iné O luto de Elias Gro . A mulher de Lars é quem assume as rédeas da narrativa, tal como tentara fazer com a vida do marido, cavaleiro solitário. Refém das memórias, por vezes cómicas, por vezes dolorosas, dos anos vividos com o escritor, a narradora reconstrói uma cartografia emocional do seu casamento, que é afinal um mapa de solidão e de afectos. Com a vida paralisada pela ausência de Lars, o seu caminho cruza-se com o de Xavier, um jovem estudante de Teologia. Juntos, investigarão o paradeiro de Lars e, pelo caminho, explorarão uma certa ideia de Paraíso. Sobre a obra de João
«João Tordo explora os seus temas de maneira brilhante (...) interrogando-se, com o seu talento, pelo fantasma do eu ao qual nós, humanos, estamos há tanto tempo agarrados.»
Le Monde «Um livro desmesuradamente inteligente que testa os limites da verosimilhança entre a vida e a literatura.»
Rui Lagartinho, Time Out (sobre Biografia involuntária dos amantes ) «O Prémio José Saramago merece este criador. E João Tordo faz jus pleno a um prémio que leva a notável chancela Saramago.»
Nelida Piñon «Um grande romancista que nos redime do horror, como os grandes mestres, pela força misteriosa da escrita.»
António Pedro Vasconcelos, Sol”